A conscientização do uso da água

A importância da conscientização do uso da água

O colégio Joana D'Arc recebeu o professor Dr. Wagner Costa Ribeiro, Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo. O professor conversou com os alunos sobre os recursos hídricos, a crise do sistema de abastecimento na Capital paulista e as possíveis soluções para o problema.

São Paulo está vivendo uma crise no Sistema Cantareira. Seu volume de água voltou a cair nesta quinta-feira, 27 de março que, segundo a Sabesp, foi registrado o índice mais baixo da história. De acordo com a empresa, o sistema opera com apenas 14% de sua capacidade – nível considerado crítico. Em reação, o governo estadual já utiliza os sistemas Alto Tietê e Ipiranga para atender 3 milhões de pessoas que estavam recebendo água do Cantareira. O objetivo é que uma maior queda no nível da água seja prevenida e não haja racionamento nas cidades.

O problema que já está ruim tende a piorar. Durante os meses que seguem, os níveis da água no Sistema da Cantadeira vai diminuir ainda mais devido ao nível de chuva que será menor. Esse período de estiagem só vai ser normalizado a partir de Dezembro.

A proposta da palestra, segundo a diretora pedagógica Maria Edna Scorcia, é conscientizar os  alunos sobre o tema. O professor Wagner, entre outras coisas, explicou para eles o que está acontecendo, deu dicas de como diminuir o desperdício de água e ainda deixou um recado para a turma, mostrando o exemplo das Cidades de Barcelona e Nova York, que conseguiram reduzir o consumo de água e manter esse processo de redução através de procedimentos, como a conscientização da sociedade, com investimentos na parte hidráulica, com uma boa distribuição de água sem desperdícios, com torneiras mais eficientes e um consumo racional da população.

O diretor do colégio, prof. José Carlos Pomarico, reiterou a importância da mudança de hábitos, para melhor aproveitamento da água por parte das gerações futuras, e que não venhamos a prescindir desse líquido essencial à vida.

Confira no vídeo abaixo a mensagem do professor Wagner Ribeiro à comunidade escolar!

Clique aqui e acompanhe o professor pelo Facebook!