Notícias

Alegria de pensar, e não alergia de pensar

Em uma sociedade capitalista onde predomina a introdução de novas tecnologias o grande desafio é manter o crescimento econômico quando não se dispõe de mão de obra altamente especializada. A substituição da força muscular pela força intelectual é um dos grandes gargalos e fator limitante desta necessidade. Com o surgimento de uma geração de máquinas programáveis, portanto máquinas inteligentes, torna-se necessário repensar o atual modelo de formação profissional, pois educação vem de berço e conhecimento aperfeiçoa-se na Escola, ambiente no qual professores e alunos promovem uma intensa troca de informações e experiências, com a finalidade de solidificar e transformar informações em conhecimentos de modo acumulativo. Você já sabe muito, agora é aperfeiçoá-las e colocar em prática.

O modelo "adestramento" é substituído pelo modelo "capacitação", o que exige outra linha de postura e interação dos docentes, apoiados em uma nova abordagem de material didático no qual discutem-se múltiplas formas de resolução de uma tarefa ao invés de dedicar-se ao aperfeiçoamento de uma única resolução. Chegou a vez do “e se“ ser incluído nos estudos e conclusões, transformar o virtual em real, comparar os resultados e estimular a resolução otimizada, pois é ela que conduzirá a participação levando à vitória. 

Implantar tecnologia para em seguida desenvolvê-la é a sequência natural e desta forma conseguiremos igualar níveis de produtividade fazendo com que os atuais 20% se transformem em 100% e aí sim estaremos vencendo e não apenas participando.

Conhecimento competitivo, apoiado em referenciais positivos, gerando resultados que beneficiam as pessoas, libertam uma geração que corre o risco de ser refém da escravização pelo consumo de tecnologia. 

A escola e as pessoas precisam mudar! A escolha é sua! 

O ser humano é a máquina mais fabulosa que existe e que precisa ter o seu software permanentemente atualizado, caso contrário, corre o risco de um sucateamento.

 

Por Karl Heinz Klauzer

 

Leia também:

 

 


 

Contato

Rua Miragaia, 158 - Butantã - São Paulo
(11) 2714-4255 / (11) 3031-1543 / Fax: 3095-4251
contato@colegiojoanadarc.com.br