Aulas de informática mais ativas

Com a maior familiaridade e acesso dos jovens ao uso do computador e de outros aparelhos em relação ao que era em alguns anos atrás, tornou-se redundante e facilmente esgotável a utilização da aula de informática para ensino do uso de softwares básicos. Sendo assim, pareceu-me interessante fazer com que os alunos fizessem um uso mais ativo e criador do computador, com a introdução de elementos de linguagem de programação em um nível acessível.

Atualmente existem diversos tipos de recursos, como sites, plataformas interativas e "authoring languages" criados com a finalidade de ensinar elementos de linguagem de programação. Eu preferi usar o Scratch por considerá-lo adequado à idade dos alunos, por ter uma proposta compatível com a sala de aula, por ser gratuito nem necessitar de licença para uso.

O Scratch é uma linguagem de programação educativa criada pelo grupo Lifelong Kindergarten, do MIT Media Lab, voltada para principalmente para o público de 8 a 15 anos. Nela, é possível fazer animações, histórias e jogos de forma fácil e intuitiva.

A sintaxe do Scratch é bem simples. Nele, cada personagem recebe instruções na forma de uma pilha de blocos de comando encaixados, de forma parecida com o brinquedo Lego. Durante as aulas, tenho introduzido de maneira progressiva blocos de comandos e seus conceitos associados, que são utilizados pelos alunos para fazer projetos propostos específicos.

Ao terminar, cada aluno pode compartilhar seu projeto na comunidade do Scratch, podendo experimentar os projetos dos colegas. Dentro dessa comunidade é possível fazer projetos em grupos ou ainda acessar projetos compartilhados de todos os usuários.

Espero que o Scratch sirva como porta de entrada dos alunos ao universo da programação e que seu uso ajude a desenvolver habilidades e competências relativas também ao raciocínio sistematizado e lógico.

Veja alguns trabalhos criados pelos alunos:

Por Caio Mendes, professor de Xadrez e Informática.