ATENÇÃO – FALSAS PROMESSAS

Neste início de ano tem-nos chegado notícias de Colégios que estão tentando conseguir alunos oferecendo preços irreais.

A equação é simples, diminui-se o preço da mensalidade em taxas que impressionam os pais, e, em compensação, superlotam-se as classes.

Sob o ponto de vista de convencimento, é uma estratégia que funciona, pois o pai sente a redução de preço, mas não avalia o que causa para o aluno, a classe superlotada. Isto será sentido mais tarde.

Não há segredo: O custeio de uma classe se dá através dos pagamentos das mensalidades dos alunos. Se não for possível por valores adequados, será através de valores minimizados, compensado por classes inchadas.

É uma equação antiga, sempre usada por Colégios cujo compromisso de preparar bem os alunos é menor do que o de despejar matéria em alunos em classes lotadas, muitas vezes com professores mal remunerados.

Imagine a diferença em assistir aulas em uma classe com 20 alunos e numa classe com 40 adolescentes ou pré-adolescentes, com toda a energia que lhes é comum.

Professor José Carlos Pomarico