Aula de Marcenaria? É necessário?

projeto educacional de aulas de marcenaria

A nova legislação de ensino propõe várias alternativas, no sentido de dar um caráter de mais protagonismo aos alunos.

As atividades onde o aluno executa tarefas torna-o protagonista, impondo-lhe automaticamente a responsabilidade de apresentar o produto da sua ação.

Claro que em se tratando de manusear ferramentas para modificar madeira, a primeira preocupação é ensinar os cuidados que devem ser tomados no uso das ferramentas, bem como a forma ideal de usá-las. Não nos esqueçamos de que o manuseio da madeira exige, muitas vezes profundo conhecimento de geometria, assim como o desenvolvimento do equilíbrio e proporção.

As aulas de marcenaria serão dadas pelo Prof. Fernando Souza.

Fernando que é Prof. de Física é um entusiasta pelas coisas de ensino, haja vista sua atuação na Feira de Ciências, bem como na disputa da corrida de Carros de Rolimã, onde ele se mistura aos alunos para confecção das “máquinas” que disputarão a corrida.

Dentro da programação das Aulas de Marcenaria está prevista a execução do ábaco de madeira, cujo uso será imediato na contagem de números inteiros.

O Professor prevê, também, que os alunos elaborem brinquedos simples de madeira para presentear as crianças internas das creches para as quais a escola faz doações anuais.