Palavra do Diretor

E viva o Brasil!

O Joana D’Arc desde há muito anos tem recebido intercambistas do Rotary, que frequentam nossas classes, como ouvintes, durante sua permanência no país.
É uma colaboração com o Rotary, e que, afinal provocam uma convivência interessante dos nossos alunos, com jovens dos mais diversos países do mundo.
Vamos nos reportar, em especial, a uma intercambista australiana Margareth, que esteve conosco, aproximadamente 8 meses. Margareth havia prestado vestibular para letras na Austrália, e optou pelo intercâmbio para “treinar” o Português, uma das línguas que havia optado. Inteligente, com 20 anos, Margareth aproveitou muito a oportunidade.
Ao final do intercâmbio veio à minha sala se despedir.
Disse-lhe que queria algumas impressões suas, para publicar no nosso jornalzinho. Com português já surpreendente, prontificou-se a responder as perguntas que eu quisesse fazer.
E em meio às perguntas de praxe, não poderia faltar a: O que você achou do Brasil?
Professor o intercâmbio me proporcionou viajar muito e conheci o Brasil de norte a sul e os principais pontos turísticos. É uma terra maravilhosa e um povo simpático e acolhedor.
O que eu não consegui entender é porque as pessoas falam tão mal do Brasil, esse país fantástico.
Na Austrália, o australiano não fala mal do seu país. Pode sim falar mal do governo, nos jornais do país.
Aqui eu acho que as pessoas confundem o país com os governantes – o que eu acho imaturidade.
Confesso que as palavras de Margareth me calaram fundo. Precisamos receber uma jovem de 20 anos, do outro lado do mundo para nos dar um puxão de orelhas, e tomar consciência do país em que vivemos.

Prof. José Carlos Pomarico