Joana D'Arc: 78 anos de tradição no Butantã

78 anos de tradição no Butantã

Uma das mais tradicionais e antigas escolas de São Paulo completou 78 anos de idade. Localizado desde 1937 na Rua Miragaia, no bairro do Butantã, o Colégio Joana D´Arc receberá no dia 3 de setembro, às 20 horas, uma homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo pelos 78 anos e pelos 50 anos de sua administração pelo professor José Carlos Pomarico.

"A escola foi fundada em 1937 por duas professoras de origem francesa, Baby e Tina Bonecher, mas foi oficializada somente dois anos depois. Inicialmente, era uma escola regional, para as pessoas do bairro mesmo, bem restrita à região, e ensinava até corte e costura", conta Pomarico. "Em 1963, uma delas veio a falecer e a outra não teve condições de manter a escola sozinha. Ela colocou um anúncio na Gazeta de Pinheiros e um amigo meu, o Adelino Natal, viu. Sabendo que eu dava aulas em casa, ele me procurou e nós reinauguramos a escola. Foi assim que começou nossa história", completa.

Segundo Pomarico, os alunos da escola haviam sido dispensados pouco antes de seu fechamento e seu primeiro trabalho foi sair de casa em casa para falar com os pais e chamar os alunos de volta para o Joana D´Arc. "Ainda assim trabalhávamos com uma sala de aula que comportava todo um curso primário, com 30 alunos distribuídos entre o período da manhã e tarde. Cada fileira de carteiras correspondia a uma série", diz o professor.

Desde então, a escola seguiu crescendo continuamente, ganhando maior número de estudantes, abrindo novas salas e ampliando sua estrutura com a abertura do ginásio (hoje ensino fundamental II) e segundo ciclo (ensino médio). "Foi uma luta muito grande, porque para ampliarmos nossas atividades precisamos ampliar nossa estrutura também, construir novas salas, fazer reformas necessárias. Na época eu era só um estudante de engenharia do Mackenzie com 21 anos de idade, que dava aulas em casa desde os 15 anos e tinha muita vontade", conta. "Mas eu e o Adelino acreditávamos muito naquilo, era um sonho que estava crescendo pouco a pouco. Por mais que enfrentássemos algumas dificuldades, para nós era a melhor escola do mundo".

Passadas décadas, hoje a história do colégio se confunde com a história do bairro do Butantã. Ambos cresceram e atraíram cada vez mais freqüentadores, impulsionados pelo crescimento do comércio e pela inauguração da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo. "O Butantã era conhecido por estar perto de estradas e pelo Instituto Butantã. Os institutos de ensino e o comércio deram uma 'oxigenada´ no bairro, que era bastante desagregado. Hoje, isso tudo mudou e o bairro é referência em São Paulo", afirma Pomarico.

Para o professor, a homenagem na Assembleia é o reconhecimento de um trabalho de décadas e uma homenagem ao próprio bairro. "Fico honrado com o reconhecimento do trabalho meu e de toda a escola. Nessas décadas todas, grande parte do Butantã passou por aqui e vimos muitas pessoas crescerem com o bairro. Fico feliz de termos feito nossa parte participando da educação e da formação de tanta gente".

Publicado originalmente no portal Direcional Escolas.