Palavra do Diretor

Número de alunos por sala

Só quem está afeito às particularidades do Ensino tem possibilidade de avaliar a diferença que faz o número de alunos em uma sala de aula.

Esse fato é determinante, tanto no aspecto pedagógico como no econômico.

Considerando um estabelecimento que mantenha classes com 45 alunos, a despesa com folha de pagamento, a mais pesada, é menos da metade do que a de outro estabelecimento que organize com 20 ou 25 alunos. Quanto ao aspecto didático, então, as diferenças são enormes.

Diríamos que, com 45 ou 50 alunos em classe, o professor dificilmente consegue conhecer a todos, o que ocasiona reflexos em sua avaliação. Não nos esqueçamos de que uma aula é um instante interativo sim, enquanto houver comunicação professor/aluno, aluno/professor, o que só acontece com um número limitado de alunos em sala.

O mais absurdo é que há escolas que fazem do grande número de alunos por sala um motivo de “marketing”, iludindo aqueles que pensam que isso é melhor.

Será mesmo melhor estudar numa sala com 50 alunos, onde o professor é obrigado a usar equipamento de som para ser ouvido?

Como não poderia deixar de ser, nesses casos, os alunos são proibidos de fazer perguntas.

As possíveis dúvidas devem ser feitas a um monitor, após a aula.

Numa linguagem figurada: é uma quebra da espinha.

O Joana D’Arc, fiel a seus princípios de preparar bem os alunos, sempre manteve e mantém classes com números compatíveis com a possibilidade de um efetivo aprendizado. A propósito, encontra-se em discussão, no Congresso Nacional, um projeto de lei que pretende regulamentar o número de alunos por sala de aula.