Tecnologia Educacional

As crianças de hoje terão que ler e escrever com várias tecnologias, incluindo textos, ferramentas digitais, mídia social de diferentes formatos, frequentemente usadas em combinação entre elas, pois é por essas vias que o conhecimento circula no mundo real. A fim de preparar os alunos com as competências exigidas pelo século 21, o colégio Joana D’Arc possui uma estratégia própria de integração digital. Nossa abordagem tecnológica inclui atividades multimídia, comunicação, colaboração e aprendizagem baseada em projetos.

Dentre as iniciativas em curso, destaca-se o uso da rede educacional Edmodo, um ambiente seguro para a formação de grupos virtuais, nos quais professores e alunos podem trocar ideias, compartilhar materiais, realizar trabalhos colaborativos, além da tradicional lição de casa. Através do Edmodo, a escola pretende educar os alunos para atuar no ambiente virtual, através do ambiente virtual. Temas como segurança e privacidade, formas de identidade digital;  cyberbullying, assim como a dependência de jogos e redes de relacionamento são contemplados pelos professores. Pretende-se, dessa forma, criar condições para que os educadores se tornem ativos diante das tecnologias emergentes, e estejam preparados para lidar com o impacto comportamental que elas acarretam. Para se ter uma ideia, atualmente tem sido divulgado, pela mídia, um diagnóstico denominado "transtorno de dependência da internet". Para entender melhor o contexto desse tema, clique aqui

Além disso, as crianças de hoje terão que ler e escrever com várias tecnologias, incluindo textos, ferramentas digitais, mídia social de diferentes formatos, frequentemente usadas em combinação entre elas, pois é por essas vias que o conhecimento circula no mundo real. Para saber mais sobre esse tema, clique aqui.

Diante disso, pretendemos desenvolver, em sala de aula, uma cultura propícia ao uso do ambiente virtual como meio de aprendizagem e produção de sentido.

Saiba mais sobre o Edmodo: