Alunos exemplares: Stéphannye Menato

Stéphannye Menato

A aluna Stéphannye Menato concluiu o 3º ano do Ensino Médio em , e, para finalizar ainda melhor o ano de 2014, conquistou a 4ª colocação geral para a 2ª fase do vestibular da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).

1. Passar no vestibular foi uma preocupação que norteou seus estudos ao longo do Ensino Médio?

Na verdade, não. No começo, você não pensa muito que vai ter uma prova que definirá se você vai ou não para a faculdade, parece algo muito distante. Percebi a proximidade dos vestibulares no terceiro ano. Antes eu estudava apenas para ir bem na escola. Ao fazer cursinho junto com o colégio, percebi que tinha muita gente estudando muito para as provas, e isso me dava ânimo para me dedicar um pouco mais também.

2. Para além de passar no vestibular, quais outras motivações você encontrou para se engajar nos estudos?

Estudar nunca foi o fim do mundo para mim. Eu queria realmente entender as coisas, como elas funcionavam, e não apenas decorar para a prova, então isso me incentivava na hora de estudar. Aí eu fazia minha parte, dava meu melhor conforme podia, e essa "tática" foi dando certo ao longo dos três anos.

3. Obter o 4º lugar na primeira fase do vestibular da Unesp e ter obtido 68 pontos na primeira fase da Fuvest são bons resultados. Eles tiveram algum impacto sobre seus planos para o futuro? Quais?

Não, sobre o futuro não. Acho que os resultados são mais como um feedback do seu esforço, e uma chance de reavaliar se algo deu errado. É bom ver que o esforço valeu a pena, é mais um incentivo para continuar me dedicando para alcançar as metas que estipulei - espero que as coisas continuem dando certo também.

4. Gostaria de deixar uma mensagem aos alunos que estarão no Ensino Médio do Joana D’Arc nos próximos anos?

Bom, eu sei que não é uma fase fácil, mas precisamos aproveitá-la da melhor forma possível. Não compensa passar os três anos estudando loucamente, tem que reservar um tempo para curtir essa fase também; por outro lado, só se tocar que o vestibular chegou uma semana antes do ENEM não é legal, então acho que equilibrar as duas coisas é a melhor forma de levar o colegial.

5. Sinta-se à vontade para acrescentar quaisquer comentários que considerar relevantes.

O mais importante que aprendi esse ano é que qualquer coisa só vai valer a pena se te fizer feliz. Não importa se seu sonho é ser astronauta, quiropraxista ou filósofo. Vejo no cursinho um monte de gente atrás dos cursos mais "malucos", e essas são as pessoas que realmente vão se dar bem por fazerem o que realmente querem, e é isso que vale a pena!