Orientações gerais

Infantil e Fundamental 1

Início das Aulas: 01/02/2022

7h30 às 12h00 min; 13h30 às 18h00 min. Os horários de saída deverão ser cumpridos por todos os alunos, admitindo-se uma tolerância de 30 min, após o sinal, para que os pais (ou o responsável) retirem seus filhos. Passado esse horário, a permanência do aluno na escola deverá ser remunerada pelos responsáveis, de acordo com tabela emitida pela Tesouraria. A cobrança do valor se dará no mês seguinte a essa permanência.

A dispensa do aluno não poderá ser feita via telefone. Avisar à Secretaria do Colégio, por meio de um bilhete assinado pelo responsável que efetuou a matrícula (assinatura que consta no prontuário do aluno), quando mandar uma pessoa estranha às portarias, para retirar a criança. No bilhete deverá constar o nome da pessoa autorizada a retirar a criança, e o portador deverá estar munido do RG. A criança não será entregue na inobservância dos itens anteriores, visando à segurança dela. No caso de o aluno chegar com atraso, ou ter de retirar-se antes do final das aulas, o responsável deverá dirigir-se à Secretaria do Colégio, para pegar uma autorização de entrada ou saída. Lembramos que a saída antecipada só poderá ser feita até 30 minutos antes do final do período. Ratificamos que a autorização não isenta o aluno da falta.

Consideramos imprescindível o contato pessoal e constante entre família e escola; porém devemos seguir algumas regras, para que todos possam ser atendidos: O Serviço de Coordenação chamará os Senhores Pais, sempre que for necessário; Da mesma forma, os Senhores Pais poderão marcar entrevista para qualquer esclarecimento que julgarem oportuno; O horário da entrevista poderá ser marcado pela agenda ou pelos telefones: (11) 2714 – 4255 ou (11) 3031-1543.

Deverá ser adquirido na lojinha do Colégio

Além de prático, o uniforme escolar serve como identificação; sendo assim, o aluno deverá usá-lo diariamente e em todas as atividades pedagógicas, a partir do 1º dia de aula. O uso do UNIFORME COMPLETO e correto é imprescindível para a entrada do aluno no Colégio.

Confira todas as regras de uniformes aqui!

Solicitamos aos responsáveis que orientem seus filhos, para que evitem trazer objetos valiosos, pois o Colégio Joana D’Arc não se responsabiliza por joias, celulares, brinquedos caros e eletrônicos, dinheiro, ou outros objetos trazidos pelo aluno; tampouco os indeniza. Todas as peças do uniforme, lancheira ou qualquer material escolar deverão conter o nome e o sobrenome do aluno, pois, no caso de qualquer peça ser encontrada nas dependências do Colégio, a devolução será imediata.

Conforme lei estadual, é vetado o uso de telefone celular nas dependências do Colégio. Assim, contamos com a colaboração dos Srs. Pais, junto a seus filhos, em relação à observância dessa lei.

O Colégio não ministra nenhum medicamento aos alunos por conta própria. Quaisquer anormalidades de saúde, ou orientação na administração de medicamentos trazidos pelo aluno deverão ser comunicadas por escrito, via agenda. O aluno com diagnóstico de doença contagiosa deverá permanecer em casa até a liberação do médico, por escrito.

  • A legislação brasileira de ensino não permite abono de faltas;
  • Obrigatório o uso de máscara (trazer uma de reserva);
  • Trazer garrafinha de água (pode trazer copo para retirar do bebedouro);
  • Lavar as mãos com frequência e utilizar o álcool gel;
  • Não emprestar material e/ou brinquedos para os amigos;

Os dados de contato, endereço, telefone e e-mail deverão ser constantemente atualizados, junto à Secretaria do Colégio, para qualquer comunicação, emergência ou necessidade. O Colégio não fornece dados pessoais (telefone ou endereço) de alunos, familiares, professores e funcionários.

O transporte escolar é terceirizado. Para qualquer informação, entrar em contato com o Sr. Juares, nos telefones: 11 94771-3315 ou 11 98048-8587.

O aniversário da criança poderá ser comemorado na Escola. A participação é reservada somente para as crianças da classe, sem a presença dos pais e familiares, ou de irmãos e primos de outras séries. Favor não insistir. Pelo constrangimento que causa, o colégio não se responsabilizará pela entrega de convites para festas de aniversário, realizadas fora da escola, que não envolvam toda a turma.

⚠ É desnecessária a presença da mãe nos primeiros dias de aula, mesmo que a criança chore. As professoras estão preparadas para agir em todas as situações!

Fundamental 2 e Médio

  • Manhã: Das 07h30 às 11h55 – Ensino Fundamental ll;
  • Das 07h30 às 12h45 – Ensino Médio.
  • Tarde: das 13h30 às 17h55 – Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) – Semi-Integral:
    • 1ª série/EM – 3ªs, 5ªs e 6ªs feiras;
    • 2ª série/EM – 3ªs e 5ªs feiras;
    • 3ª série/EM – 2ªs feiras.
Horários Especiais

Os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio deverão comparecer, no período da tarde,
em dois dias da semana (3ªs e 5ªs feiras), para aulas de laboratórios e complementação
da grade curricular.
A 1ª série do Ensino Médio, às 6ªs feiras, terá aulas relativas ao Novo Ensino Médio.
A 3ª série do Ensino Médio, às 2ªs feiras, terá aulas relativas à complementação da grade curricular.
O cronograma com dias e horários será disponibilizado no início das aulas.

Hora da Saída

O Colégio não se responsabilizará pela inobservância do horário por parte dos Senhores Pais, pois não é permitida a permanência do aluno, nas dependências da escola, após as 12h15min/13h ou 18h15min (alunos do Integral), exceto nos horários pedagógicos previstos e informados previamente para cada série.

O aluno não poderá ausentar-se do Colégio, no período em que está matriculado, sem autorização dos pais, ou responsáveis, por escrito; A dispensa do aluno não poderá ser feita via telefone; ratificamos que a autorização não isenta o aluno da falta; Na 1ª aula do dia, com início às 07h30, pela manhã, e às 13h30, à tarde (para alunos do Curso Médio), o aluno poderá entrar em aula até as 07h40/13h40, sem autorização expressa, ficando, porém, com falta na 1ª aula do período. A partir desse horário, deverá passar pela secretaria, para que se autorize sua entrada; Após as 09h10, pela manhã, e 15h10, à tarde, o aluno poderá entrar em aula somente com autorização expressa da Secretaria e desde que apresente, por escrito, uma justificativa de seu atraso, enviada pelo pai ou responsável.

Obs.: Essa mesma orientação é válida para os cursos em horários especiais.

Consideramos imprescindível o contato pessoal e constante entre família e escola; porém devemos seguir algumas regras, para que todos possam ser atendidos: o Serviço de Coordenação chamará os Senhores Pais, sempre que for necessário; da mesma forma, os Senhores Pais poderão marcar entrevista para qualquer esclarecimento que julgarem oportuno; o horário da entrevista poderá ser marcado pela agenda do aluno ou pelos telefones: 11 2714-4255 ou 11 3031-1543; a agenda é o meio de comunicação entre escola, professores, coordenação e família, devendo ser consultada diariamente; evitaremos, na medida do possível, consultas e orientações pedagógicas via telefone, pois a experiência mostra a ineficiência desse serviço.

Deverá ser adquirido na lojinha do Colégio

Todo time que se preza honra o UNIFORME. Além de prático, o uniforme escolar serve como identificação; sendo assim, o aluno deverá usá-lo diariamente e em todas as atividades pedagógicas. O uniforme de uso diário deverá estar sempre em ordem e completo, sem quaisquer modificações em seu modelo padrão. Na inobservância desse item, a entrada só será permitida por autorização da coordenação ou direção. Recomendamos que as peças do uniforme sejam identificadas, evitando, assim, perdas ou desvios.

Confira todas as regras de uniformes aqui!

O uniforme de Educação Física (bermuda + regata) deve ser usado apenas nas quadras, em atividades propostas por essa matéria. Os alunos não poderão permanecer no Colégio ou nas salas de aula com tal uniforme. Deverão usar os vestiários, para a mudança de roupa. Só serão aceitas as dispensas médicas previstas pela legislação vigente.]

USO OBRIGATÓRIO PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
Calção tactel azul-marinho – modelo Joana D’Arc – para meninos;
Bermuda lycra cinza – modelo Joana D’Arc – para meninas;
Camiseta regata – fem. / masc. – modelo Joana D’Arc.
Obs.: O uniforme de Educação Física (bermuda + regata) deve ser usado apenas nas quadras, em atividades propostas por essa matéria. Os alunos não poderão permanecer no Colégio ou nas salas de aula com tal uniforme. Não será permitido nenhum tipo de deformação (incluindo recortes) no uniforme original.

ATENÇÃO

  1. Os alunos deverão comparecer uniformizados:
    • a partir do 1º dia de aula;
    • às aulas complementares do período da tarde;
    • às aulas de Educação Física;
    • a qualquer atividade de que participem, representando a escola.
  2. Não serão permitidos outros agasalhos, tais como: imitação do modelo oficial, casaco de veludo, de “nylon” etc.,ou qualquer outro modelo.

Todo material escolar ou peças do uniforme, devidamente identificados, encontrados nas dependências do Colégio, serão guardados na “lojinha”. Solicitamos aos responsáveis que orientem seus filhos para que não tragam objetos valiosos, pois o Colégio Joana D’Arc não se responsabiliza por joias, celulares, brinquedos, eletrônicos, dinheiro, cheque, ou outros objetos trazidos pelo aluno, tampouco os indeniza.

Lembramos aos senhores pais que não é permitido o uso do celular no período de aulas do aluno: ele deve ser desligado no início das atividades e religado no final. Caso o pai, ou responsável, tenha necessidade de falar com o aluno, pedimos que entre em contato com a secretaria.

O Colégio não ministra nenhum medicamento aos alunos por conta própria. Quaisquer anormalidades de saúde, ou orientação na administração de medicamentos trazidos pelo aluno, deverão ser comunicadas por escrito. O aluno com diagnóstico de doença contagiosa deverá permanecer em casa, até a liberação do médico, por escrito.

O transporte escolar é terceirizado. Para qualquer informação, entrar em contato com o Sr. Juares, nos telefones: 11 94771-3315 ou 11 98048-8587.

Os dados de contato, endereço, telefone e “e-mail” deverão ser constantemente atualizados, junto à Secretaria do Colégio, para qualquer comunicação, emergência ou necessidade; O Colégio não fornece dados pessoais (telefone ou endereço) de alunos, familiares, professores e funcionários.